Luzia e o Urso de Um Olho Só [Teatro]

Uma menina mora com o avô, que era ator na mocidade conta histórias para entreter a neta bagunceira, que por sua vez arrancou um dos olhos do seu ursinho de pelúcia, Irineu. Luzia viaja com a imaginação para o Reino da Luz, onde ela e o seu ursinho falante vivem várias aventuras, comendo as melancias do mal encarado Brugo, indo para a torre e conhecendo o Largato, um lagarto africano. Essa história foi escrita por Joht Cavalcanti e em muito me lembrou a minha infância  e de uma Sophia.

Este é mais um espetáculo do Grupo Graxa  no qual eu assino o figurino. Faz de Conta, Entre Quatro Paredes, A Paixão da Sagrada Família, Do Outro Lado da Chuva e atualmente Flor da Paixão, fazem parte da nossa parceria.

A história tem dois grandes momentos, o primeiro mostra o cotidiano do avô e Luzia, o que eles fazem e comem, o segundo é a fantasia do Reino da Luz, ambos acontecem dentro do quarto da menina, e da bagunça dos objetos pelo quarto surge com criatividade a capa da princesa Luzia, sua coroa e todos os adereços que se pode imaginar.

A realidade é marcada por tons neutros, como uma fotografia antiga. Mas, é na fantasia que as cores surgem. Luzia tem um vestido verde clarinho, mas usa uma capa com listras coloridas quando se imagina princesa. O avô com sua calça marrom, usa um colete todo trançado por cima de camisa nude, e é ele mesmo que veste o Brugo e o Largato no segundo momento, como se voltasse no tempo e estivesse mais uma vez nos palcos. O Brugo tem uma extensão dos braços como asas de tecido, e no seu rosto uma máscara dá o tom do vilão. O Lagarto por sua vez é verde e tem um  rabo característico, ele possui traços de caipira e a roupa é remendada.

É neste universo que Luzia aprende a valorizar o que tem, seu avô, seu urso de pelúcia e até mesmo os estudos. O que a criatividade não faz com a gente não é? Este é um espetáculo novo, e deve entrar em cartaz nos próximos meses. E foi um dos melhores trabalhos que eu pude participar. Eu agradeço a Angela, da Fábrica de Sonhos – Aluguel de Fantasia, que confeccionou o figurino, aos atores, Antônio Deol e Ana Carolina Guedes, e a Cely Farias, diretora do espetáculo, que me fez o convite nos corredores da UFPB.

Vida longa à Princesa Luzia!

 

FICHA TÉCNICA

Texto: Joht Cavalcanti
Direção: Cely Farias
Assistente de Direção: Léo Viana
Elenco: Ana Carolina Guedes e Antonio Deol
Iluminação: Fabiano Diniz
Trilha original e sonoplastia: Herlon Rocha
Figurinos: Tainá Macedo
Cenário: Marta Pollyana
Adereços: Epitácio Souza
Maquiagem: Cely Farias e Léo Vianna
Preparação Vocal: Maria Juliana Linhares                                                                    Arte Gráfica: Guilherme Schmitt
Execução da iluminação: Thiago Santini
Execução da sonoplastia: Léo Viana
Fotografia: Roberta Alves
Teatro de Animação e Máscara: Tina Medeiros
Costureiras: Angela Lopes, Marinalva Farias, Ana Paula
Apoio: Centro Cultural Piollin, Targuit New Media, Real Comunicação e Toin Toin Brinquedos

Anúncios

Um pensamento sobre “Luzia e o Urso de Um Olho Só [Teatro]

  1. Nós, do GG, é que agradecemos sua sempre tão enriquecedora parceria. Sucesso nas suas produções e, sim, vida longa à Princesa Luzia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s